O perfume na publicidade

Os perfumes ocupam uma grande fatia da indústria mundial, responsáveis pela movimentação de bilhões de dólares todos os anos. Todos querem fazer parte dessa generosa fatia, deixar seu nome junto aos grandes nomes para serem eternamente relacionados aos mais deliciosos aromas.

O cheiro sempre foi uma maneira dos seres vivos deixarem sua marca. Sua história remonta milhares de anos, tendo início na ilha do Chipre há aproximadamente 4000 anos. Posteriormente, encontra na região de Grasse, na França, terreno fértil para sua exploração e desenvolvimento.

A publicidade, seja ela através de anúncios em revista, televisão, outdoors ou qualquer outro meio, é essencial para a difusão dos perfumes. Com um número cada vez maior de fórmulas, é cada vez mais necessário se destacar seja pela fórmula seja pela própria divulgação. Existem alguns padrões que podem ser identificados na publicidade atual do produto. A maior divisão dos perfumes se dá pelo sexo, tendo essências femininas e masculinas. Seus anúncios em geral envolvem pessoas do sexo para qual se destina o perfume, ou então acompanhadas por pessoa do sexo oposto.

Nos anúncios destinados ao público masculino, pode-se perceber a vasta utilização de modelos de físico trabalhado, com corpos musculosos e viris, destacando assim a masculinidade, o poder e a sexualidade. A ideia que os anúncios transmitem é a da incorporação de tais ideais / características por aquele que utiliza o produto anunciado. Homens com aparência de poder e influência são a maior escolha desse tipo de anúncio.

Já na publicidade feminina, há o predomínio de anúncios com mulheres exclusivamente. Nos únicos anúncios encontrados em que há homens, estes estão servindo de par romântico para a protagonista. As mulheres escolhidas têm corpos esculturais, de beleza estonteante e feições poderosas.

Uma das grandes mensagens que os perfumes femininos querem passar, assim como os masculinos é o poder. Mulheres com expressões “fatais”, determinadas, que têm controle da sua vida em todos os aspectos. Também é amplamente explorado o elemento “sexy” do perfume, como um dos acessórios da mulher no jogo da sedução. É também recorrente o uso de atrizes, modelos famosas e sex symbols na propaganda dos perfumes femininos. As atrizes que estão em voga no momento são muito valorizadas nesses anúncios, assinando contratos milionários para emprestar sua beleza e fama aos produtos anunciados.

Fonte: Design em Artigos