Marca Própria de sucesso – Canadá

Embora o conceito de marca própria cresça cada dia mais no Brasil, ele é extremamente mais grandioso fora do país. Um exemplo de marca própria que cresceu de maneira gigantesca é a President’s Choice (ou apenas “PC”), do varejista canadense Loblaw.

A marca President’s Choice engloba desde produtos tradicionais (versões mais baratas de líderes de mercado) até de linhas especiais (“premium”), com vários posicionamentos e direcionadas a vários públicos. Para isso, a empresa utiliza diversas sub-marcas apresentadas ao consumidor em linhas de embalagem com design diferente: para crianças (Mini Chefs), para produtos orgânicos (Organics), saudáveis (Blue Menu), sustentáveis (Green), entre outros. Atualmente a marca abarca não apenas produtos mas serviços também.

Ela se tornou um sucesso tão grande que extrapolou os padrões do modelo de marca própria e conseguiu ser vendida em outros pontos de venda que não pertencem a rede Loblaw, inclusive fora do Canadá. Hoje a marca própria PC é tão famosa que vale mais que sua empresa criadora. Um caso que tem muito a ensinar para o mercado brasileiro.