Metodologia

1. BRIEFING

Fase de definição do problema

O cliente diz à Indesign onde quer chegar, com muitos detalhes. É feito por escrito e com reunião presencial ou online.
O cliente envia dados, referências, textos, plantas, modelos e todo material necessário para o projeto.

Um briefing completo aliado à entrega de informações revisadas e digitadas são fundamentais para o bom andamento do trabalho

2. PESQUISA

Fase de levantamentos de dados*

A Indesign buscará diversos dados referentes ao universo do projeto incluindo referências nacionais e internacionais, concorrentes, público, mercado, estilos.

A busca acontece in loco, em livros, sites, feiras, exposições e onde mais for necessário.

3. ANÁLISE

Fase de recomendações

Os dados levantados serão organizados, analisados e vão gerar os requisitos e recomendações para o projeto. A análise pode reforçar o briefing ou até mesmo modificá-lo. Ela contribui para deixar o caminho a ser seguido mais claro.

O cliente recebe a análise da Indesign e opina.

4. IDEIAS

Fase de desenvolvimento de alternativas*

É o inicio do processo criativo no qual vários conceitos tomarão forma usando técnica de brainstorm.

O resultado são rascunhos em papel, chamados de roughs ou esboços. Quanto mais tempo se utiliza nesta fase, maior é a variedade e quantidade de ideias para o projeto.

5. LAYOUT PRELIMINAR

Fase de lapidação de opções*

Os conceitos que mais se adequam ao briefing são selecionados e aprimorados. Nesta fase, as ideias são digitalizadas, trabalhadas até ficarem prontas para apresentação.

Elas agora são chamadas de layouts preliminares.

6. APRESENTAÇÃO PRELIMINAR

Fase de escolha

Dentre os caminhos apresentados pela Indesign é escolhido aquele que melhor atende o briefing. Algumas alterações pode ser solicitadas pelo cliente. Depois delas, é feita nova apresentação ao cliente.

Quanto menos mudanças, mais rápido é o processo.

7. LAYOUT FINAL

Fase de desdobramentos técnicos*

Com o layout escolhido, a parte técnica do projeto é preparada pela Indesign. Insto inclui diagramação de textos e tabelas de painéis secundários, definição de variações de versões, desenho de plantas técnicas e suas medidas etc.

8. APRESENTAÇÃO FINAL

Fase de validação

O cliente valida todas sa variações, fotos, cores, textos e demais elementos do layout final. Caso exista alguma correção, nova apresentação é realizada, até o momento da decisão.

9. PRODUÇÃO

Fase de substituição das referências*

Neste momento serão brifados e contratados fotógrafos, modelos, produtores de objetos, culinaristas, banco de imagens e demais serviços necessários. As referências dos layouts são substituídos por material real.

10. APROVAÇÃO

Fase do OK definitivo

Com o layout final completo, em todas as suas versões, é o momento de verificação e aprovação final por parte do cliente.

11. ARTE FINAL

Fase de preparo de arquivos*

Todos arquivos do projeto são trabalhados pela Indesign para que fiquem prontos para impressão. Links são preparados para envio ao
cliente e fornecedores envolvidos. A entrega dos arquivos de arte final encerra o projeto.