Embalagens com palavrões


Existem produtos que apresentam nomes tão criativos em suas embalagens, que chamam a atenção. Estas embalagens de alimentos, por exemplo, levaram a sério a idéia e colocaram um palavrão bem popular para descrever os produtos que elas contém. Assim é a linha “The Hottest Fuckin’ Products” vendida nos Estados Unidos.

Os produtos de tal linha são feitos com uma combinação picante de alho, cebola, sal, ervas, especiarias e muitas pimentas de diferentes tipos. O sabor é tão explosivo que não haveria maneira melhor de explicá-lo que… com um bom palavrão. O design também ajuda a explicar: a tipografia é forte e as cores preto e branco aumentam o poder dos dizeres.

O rótulo da latinha de nozes começa – eximindo-se de qualquer culpa – com os dizeres: “We warned you. These are seriously fuckin’ hot nuts.” Obviamente, a advertência aguça a vontade de comer o produto ao invés de afastar o consumidor.

Os produtos apimentados, sinceros e mal educados, podem ser comprados no site da Galena Canning Company.

Fonte: The Awesomer

Logos de Olimpíadas


Se existe um logotipo que tem visibilidade, esse logo é o dos jogos olímpicos. Ele é visto por pessoas do mundo todo, habitantes dos países mais diferentes, em todos os continentes. Poucos marcas conseguem alcançar tanta gente.

E a identidade visual das olimpíadas começa muito antes do país ser escolhido. Os candidatos a sede olímpica possuem todos seus logotipos e eles auxiliam o processo de suas candidaturas. Na imagem acima pode-se ver os logos dos candidatos a sede da olimpíada de 2016 (sendo que o Rio é um dos concorrentes).

De alguma forma todos eles apresentam semelhanças, principalmente no que se refere a cor. Eles são multi-coloridos, possuem transparências ou apresentam gradientes de cor, tem tons vivos e saturados. O interessante é que o logo de Londres – Olimpíada de 2012 – usa a cor de uma forma bem diferente – apenas uma!

Se a escolha do local fosse feita apenas com base no logo, qual cidade seria escolhida?

Fonte: Designer Daily

Design Simples


Design Simples é um portal na internet que nasceu do laboratório Soluções Simples. O projeto é uma iniciativa universitária que propõe a integração dos estudantes de design por meio do debate e da troca de experiências. O objetivo é aproximar a academia e o mercado através da difusão de informações.

O Design Simples possui 3 frentes de atuação:

– Seu Simples pretende ser um grande painel de novas idéias no campo do design e da inovação. Todos são convidados a enviar seus projetos, possibilitando que outras pessoas conheçam e opinem sobre sua produção. O Seu Simples é uma ótima oportunidade para trocar idéias, debater e conhecer pessoas.

– Sala Simples é uma central difusora de informações na área de inovação e design, voltado a empresas, profissionais, estudantes e empreendedores. A democratização de informações contribui para maior esclarecimento de todos em relação a este campo por vezes incorretamente compreendido.

– Soluções Simples é um laboratório de experimentações em projetos na área do design que se inspira na simplicidade e na coerência da natureza. Tem como objetivo propor novas soluções para produtos, capazes de elevar relações de consumo e torná-las mais sustentáveis.

Viste e confira.

Marca Própria Premium


A cadeia de supermercados A&P dominou por muito tempo o mercado de varejo de alimentos nos Estados Unidos, principalmente durante a década de 50. A empresa foi uma das primeiras a lançar uma linha de embalagens marca própria premium. O nome da linha era Master Choice.

Atualmente o supermercado tem diversas marcas próprias (uma delas é a marca Via Roma, que já foi apresentada em um post anterior), e entre os lançamentos está uma nova marca premium: Hartford Reserve. Na verdade, a HR é uma atualização da linha antiga (com mesma seleção de produtos, mesma proposta).

Vejam a diferença em relação às embalagens antigas, presentes na imagem ao lado. Além da modificação do nome e do logotipo, a ausência das fotografias nos produtos é muito marcante. Pode-se dizer que é alteração no visual é tão profunda, que os consumidores provavelmente não farão a associação entre a marca velha e a nova. Se esse era o objetivo, ele foi atingido. O design da linha HR é assinado pelo estúdio de design United.

Fonte: Package Design Magazine

Capa que brilha no escuro

“Good ideas glow in the dark”. Este é o título do relatório anual do Adris Group, uma empresa com foco em turismo e tabaco. O grupo Adris queria mostrar neste relatório que, apesar da crise econômica mundial, seu ano de 2008 foi um grande sucesso.

Para deixar evidente o balanço anual iluminado desta empresa, o estúdio de design da Croácia chamado Bruketa & Zinić, deu à capa do relatório um acabamento com tinta especial que brilha no escuro. O efeito pode ser visto nas imagens deste post.

Se a capa de um livro pode ser considerada sua embalagem, diremos que esta brochura está muito bem “embalada”. A metáfora da lombada iluminada na estante dentre os outros livros escuros é muito interessante e atraente.

O uso desse efeito também mostra que tintas que brilham no escuro podem ser usadas de maneira criativa em materiais gráficos institucionais (e não só naquelas estrelinhas que iluminam os quartos das crianças).

Fonte: Design Boom

Chá de café

Olhe bem a embalagem ao lado. Embora tenha jeito de potinho de iogurte, isto é uma embalagem de café. Na verdade, é um sachê de café individual, muito parecido com os sachês de chá que existem por aí.

O utilização deste produto dispensa a necessidade de uma máquina de café ou de qualquer aparato como cafeteiras, coadores, etc. Basta ter a mão um copo – ou xícara – de água quente e pronto. A pessoa encaixa o potinho (que possui um vinco) no canto do copo e espera. Depois, basta puxar pela cordinha, e o sache pode ser jogado fora. As fotos abaixo com o passo-a-passo ilustram bem o modo de uso da embalagem e do produto.

A invenção é de uma empresa sueca chamada OneCafé. O lançamento porém, se concentrou na Grã-Bretanha, justamente por causa do hábito de sua população em tomar chá. Pode-se dizer que é quase um chá de café, que une o sabor do café feito do pó e a praticidade do café solúvel.

Ecologicamente correto, o plástico do pote é biodegradável e o café é orgânico.


Fonte: Packaging Digest