A importância do design de embalagem
Quanto você pagaria pela produto dessa fotografia?
É difícil dizer apenas olhando para o líquido cor âmbar dentro do saco plástico transparente. Será que é whisky 18 anos, perfume francês, gasolina, chá de ervas ou urina?
É por essa razão que design de embalagem é tão importante. Ele cumpre não apenas as funções básicas – mas extremamente necessárias – como identificar o produto, sua origem, a quantidade, a validade, seus ingredientes etc. O design de embalagem também traduz em cores, linhas, formas, palavras e imagens aquilo que o produto e a marca precisam dizer ao consumidor: Quais são os principais benefícios prometidos pelo produto? A que público se destina? Quais são os valores defendidos pela marca?
E tudo isso de uma forma muito rápida e direta. Afinal, 81% das decisões de compra acontecem dentro do ponto de venda e o consumidor leva entre 4 e 6 segundos para escolher o que vai comprar. A primeira impressão é a que fica.
A responsabilidade do design de embalagem é enorme. Como 90% dos produtos vendidos em supermercados não possuem nenhuma outra peça de comunicação para auxiliar a venda (comerciais de TV, anúncios de revista, panfletos promocionais etc), ele defende sozinho o produto na batalha com os concorrentes pela preferência do cliente.
O consumidor não diferencia produto de embalagem, principalmente no Brasil.
Então, se o produto é bom, ele precisa ter um bom design de embalagem.