Quando a responsabilidade sustentável supera o design de embalagem

Comprar produtos alimentícios com prazo de validade vencido no Brasil ou em qualquer outro lugar pode ser um grande risco para o consumidor e causar uma grande dor de cabeça para o supermercado. Na Dinamarca porém, não é bem assim.

Uma ONG situada em Copenhague inaugurou o primeiro supermercado dedicado à venda de produtos com data de validade vencida. Trata-se do Wefood. Segundo a ONG, a iniciativa pretende combater o desperdício de alimentos e apontar esse como um dos aspectos ambientais e sociais mais graves de hoje. Um produto que ultrapassa seu prazo de validade, necessariamente não está estragado e pode ser tranquilamente consumido. Na maioria das vezes o prazo de validade é determinado pela indústria com uma boa margem de segurança para evitar problemas e boa parte desses produtos se encontra em perfeito estado de consumo.

A Dinamarca se preocupa com a questão ambiental e o bem estar social – o país entende que cerca de 700 mil toneladas de alimento são desperdiças por ano. O governo além de apoiar, incentiva a atitude da ONG.

Para Per Bjerre, membro da ONG e um dos fundadores do Wefood, é uma maneira de combater o desperdício e a pobreza, além de uma oportunidade de adquirir produtos consideravelmente mais baratos. São produtos que custam a metade do valor em relação a outros supermercados. Bjerre diz que os lotes dos produtos são testados e tem sua qualidade garantida, frutas e legumes frescos são escolhidos um a um antes de ir para as gôndolas. O design das embalagens e dos rótulos fica a cargo da marca própria Wefood.

O mais bacana de tudo é que o supermercado Wefood foi viabilizado através de um financiamento coletivo, e todos os funcionários trabalham voluntariamente. Os lucros serão destinados a trabalhos sociais realizados pela ONG na África e na Ásia. Para vocês terem noção do sucesso, todos os dias, desde a inauguração, existem filas antes do horário de abertura.

E você, teria coragem de entrar nessa onda ?

fonte: hipness.com.br
fotos: minby.dk

Deixe um comentário

Erro! Este email é inválido.