Omaggio ad Andy Warhol

 7 de fevereiro de 2009

Esta banqueta, como o próprio nome descreve, é uma homenagem a Andy Wahrol, o mais famoso artista Pop norte-americano, sendo uma referência direta as latas de sopa Campbells usadas em sua obra (1962). Feito em 1973 pelo Studio Simon – ou Simon Internacional – em Bolonha, Itália.

O banco é basicamente uma lata ou tambor de metal pintado com tinta através de técnica da serigrafia, com uma assento solto coberto com almofada e tecido. Ele tem aproximadamente 30cm de diâmetro e 42cm de altura. Há mais versões em diferentes cores.

A banqueta faz parte da série denominada Ultramobile (1971) de Dino Gavina – sócio da Simon Internacional. Este projeto tinha o objetivo de levar poesia para as áreas de convívio das pessoas por meio da mobília, rejeitando os princípios do racionalismo ainda muito presentes em todos os lugares. Existem móveis-tributos a diversos artistas, incluindo Wahrol.

Este banco exemplifica muitas das características do Pop: é popular, barato, supérfluo, leve, efêmero e tem um ar de juventude e diversão. Pode ser considerado um símbolo Pop pois rompe os ideais do Good Design servindo perfeitamente à demanda do consumo de massa de sua época.

Sobre

Deixe um comentário

Erro! Este email é inválido.