O que é Marca Própria?

 23 de março de 2009

Uma boa definição de marca própria seria aquela utilizada pelo Núcleo de Varejo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing: um produto de marca própria caracteriza-se por ser um produto vendido ou comercializado exclusivamente pela organização que detém o controle da marca e que normalmente não possui unidade produtora.

Trazendo para o dia-a-dia do consumidor, marca própria é aquela marca que pertence ao supermercado em que se compra o produto que pode não ser fabricado por ele. Ela pode ter o mesmo nome da empresa ou usar outro nome associado indiretamente a ele (um nome fantasia).

Os produtos marca-própria geralmente possuem embalagens com um design único que produz uma identidade bem delimitada: logotipo, tipografia, cores, formas, composição, etc. É fácil identificá-los como uma linha de produtos nas prateleiras.

Introduzida no país pelas grandes redes de supermercados, a idéia de marcas próprias foi adotada com sucesso por atacadistas, distribuidores, cooperativas, associações e outros distribuidores de bens de consumo. Esses produtos concorrem diretamente com marcas consagradas (líderes), lado a lado nas gôndolas.

Saiba mais no site da Abmapro

Sobre

2 comentários

  1. |

    Faltou colocar um exemplo para podermos relacionar e compreender definitivamente.

Deixe um comentário

Erro! Este email é inválido.